arte e/é ofício
Apresentados
Proibido Cochilar
‘(...) a imagem do "cabra-macho que não leva desaforo pra casa", simbolizada pelo cangaceiro, foi largamente cultivada pelos migrantes como símbolo de coragem, força e determinação que os diferenciava dos sulistas. Porém, a reação mais comum diante das hostilidades que recebiam não implicava violência, mas a valorização da sua capacidade de trabalho – e, portanto, da sua identidade de operário – sob o argumento de que sem eles São Paulo não seria o que é’.
Resenha de Adriano Luiz Duarte, IN Rev. Bras. Hist. vol.30 no.60 São Paulo 2010.
Fontes, Paulo. Um nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista, 1945/1966. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008. 436p
Resenha de Adriano Luiz Duarte, IN Rev. Bras. Hist. vol.30 no.60 São Paulo 2010.
Fontes, Paulo. Um nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista, 1945/1966. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008. 436p
Pela primeira vez exibindo pinturas, nesta exposição o artista parte de uma experiência pessoal de sua ida a São Paulo e seu retorno quase três anos depois à sua cidade natal.
O processo de deslocamento e interação em uma realidade social e cultural diferente, o estranhamento em seus aspectos e principalmente intensificação do entender-se enquanto “nordestino” pautam os conflitos e as relações que enfrentou ali.
Curadoria Ivan Masafret. Pinturas, poemas e demais textos de Alan Adi.
O processo de deslocamento e interação em uma realidade social e cultural diferente, o estranhamento em seus aspectos e principalmente intensificação do entender-se enquanto “nordestino” pautam os conflitos e as relações que enfrentou ali.
Curadoria Ivan Masafret. Pinturas, poemas e demais textos de Alan Adi.
Exposição em Aracaju-SE. 2014.